segunda-feira, 19 de julho de 2010

Encontro de Agentes Cidades Inovadoras


Aconteceu neste sábado (17) no CIETEP em Curitiba o Encontro de Agentes Cidades Inovadoras. O evento foi uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e teve como objetivo engajar moradores de Curitiba e região Metropolitana aos projetos de desenvolvimento local que ocorrem em seus bairros.

O encontro girou em cima de duas temáticas, as salas territoriais, correspondentes aos bairros de Curitiba e região Metropolitana, e as selas temáticas onde temas sobre desenvolvimento e sustentabilidade foram apresentados e discutidos.

Dentro das salas territoriais eram encontrados os projetos da Rede de Desenvolvimento Local que vem acontecendo nos bairros de Curitiba e região Metropolitana. Os Agentes de Desenvolvimento Local responsáveis por cada projeto estavam presentes junto de seus Agentes Comunicadores e Supervisores.

O grupo ao qual sou responsável, dos bairros Orleans, Seminário, Portão, Vila Izabel, Mossunguê e Santa Quitéria permaneceram na sala territorial 10. O início da dinâmica em nossa sala foi às 10h30min e teve como participantes 15 pessoas. Começou-se explicando pelos agentes de cada região como está o andamento da Rede de Desenvolvimento ao qual é responsável. Alguns projetos apresentados já estavam nas etapas finais da proposta, como o bairro Mossunguê, enquanto outros estavam iniciando a articulação da rede, como os bairros Orleans e Portão.

Para a agente de desenvolvimento local da Santa Quitéria, Flávia Louise, foi interessante esta mesclagem de realidades, pois promoveu uma interessante troca de experiências e informações entre os participantes das diferentes realidades.
Depois de realizado as apresentações, foi proposta uma dinâmica em grupo, que objetivava levar os participantes a refletirem sobre seu papel na comunidade em que vivem e como acreditam serem capazes de auxiliar no projeto das redes de desenvolvimento Local.

Irmão Affonso da Congregação Dom Orione levantou sua preocupação com a proteção das crianças e adolescentes e contou possuir um projeto chamado Flores Preferidas, que promove a educação sexual para adolescentes do sexo feminino. Senhor Valdir, afirmou participar de três redes de desenvolvimento por acreditar na proposta e considerá-la uma ótima oportunidade para desenvolver as regiões, e que o fato de a proposta ser apartidária o faz ter certeza disso. Mario Inonete, Diretora da Escola Dom Orione conta que abriu as portas do colégio para a rede, e que sua missão é o resgate das crianças de rua. Nilton, do Jardim Santos Andrade, conta que está participando do evento para aprender com as outras redes e trocar experiências, pois segundo o morador “sozinho não é possível obter sucesso”.

Ao final do encontro o grupo criou um cartaz sintetizando todas as idéias apresentadas e discutidas. Todas as pessoas que não faziam parte da rede foram cadastradas e será entrado em contato com elas para convidá-las a participar da proposta em seus respectivos bairros.

Ao final do dia, todos puderam usufruir de uma bela festa de encerramento, que contou com DJ, iluminação especial e muito divertimento.





Faça parte você também desta história, entre em contato com as Redes de Desenvolvimento Local pelo telefone (41) 3271 – 7404 e saiba como participar
André Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário